DormĂȘncia do Vinhedo - Gallon Sucos

Gallon Sucos

Notícias e Novidades

Dormência do Vinhedo

24 de junho de 2020

Dormência do Vinhedo.

Um dos ciclos naturais da videira é a dormência, que acontece entre o final do outono e final do inverno. Neste momento a planta já cumpriu a missão de se perpetuar, produzindo frutos com os quais elaboramos os sucos, e que através de sua semente irá garantir a continuação da espécie.

A videira, assim como as muitas variedades de plantas com origem nas regiões mais frias do Hemisfério Norte, perdem as folhas durante o final do verão e outono. As macieiras, pessegueiros, ameixeiras e árvores como o carvalho e o plátano mostram bem estas características, com sua folhagem mudando de cor passando do verde para o amarelo, depois para o vermelho e finalmente para o marrom antes de caírem.

Durante a dormência a planta diminui seu metabolismo devido à sua determinação genética, adquirida na sua adaptação na natureza do inverno gelado de sua origem. 

Da mesma forma que os ursos hibernam para não morrer de fome, as plantas nestas condições de frio, não podem ter folhas ou ramos com água (seiva), pois esta congelaria e acabaria matando a planta. 

Os ursos, durante a dormência, diminuem seu metabolismo para economizar energia. Se estivessem à cata de comida gastariam calorias que não poderiam repor pela falta de alimento e morreriam de inanição. As videiras morreriam pelo congelamento de sua seiva.

Sabe-se que cada variedade de uva tem um nível de resistência ao frio, mas no geral todas elas estão perfeitamente adaptadas ao clima da região da Serra Gaúcha. 

Durante o período de dormência, pode-se realizar no vinhedo, atividades como a pré-poda, amarração e poda e também é o momento mais adequado para realizar possíveis manutenções necessárias na estrutura de madeira e metal que suporta a vinha.

Ao final do inverno, com o aumento das temperaturas médias e das horas de sol a videira sai naturalmente do estado de dormência e se prepara para iniciar a brotação da nova safra.

Cabe a nós ficar na torcida para que a nova brotação venha com muitos e deliciosos frutos.

 

  1. Compartilhar
  2. Twittar