23 de julho de 2019
A enxertia é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de espécies diferentes, que tem como função básica dar o suporte à futura planta (chamado de porta-enxerto ou cavalo) ao fornecer água, nutrientes e adaptação da planta às condições do solo e clima ao enxerto (chamado de garfo) para produção dos frutos da variedade desejada. Esta técnica é muito utilizada em toda a fruticultura e fundamental para a viticultura.
Mas para a enxertia ter sucesso, é necessário observar alguns requisitos:
- Afinidade entre as plantas envolvidas; por isso é preciso ter certo grau de parentesco em sua genética para evitar a manifestação de incompatibilidade ou rejeição;
- As superfícies que irão entrar em contato uma com a outra devem estar limpas e lisas a fim de que a união seja feita correta e uniforme; e
- As pessoas que estiverem envolvidas com o manejo das partes das videiras devem ter cuidado e habilidade, para evitar exposições inadequadas dos cortes à ação do sol, do vento e do contato com o solo.
A enxertia de videiras permite o cultivo de diversas espécies em regiões onde, normalmente, não haveria possibilidade do plantio por fatores climáticos, condições do solo e principalmente pela presença de pragas.