22 de abril de 2020
Após a colheita das uvas a videira entra em um processo de produção de energia, pelas suas folhas, que fica acumulada em sua estrutura de caule e raízes e será muito útil para o início do ciclo de brotação da próxima primavera.
Com a chegada do outono e proximidade do inverno estas folhas caem para o chão e então podemos iniciar as atividades de preparação da planta para a próxima safra. A primeira atividade desenvolvida é a pré-poda que consiste na retirada, com auxilio de tesoura, dos ramos que foram deixados, para produção de uvas, na poda da safra anterior.
Este trabalho é feito de forma manual e requer muito conhecimento de quem irá executá-lo pois neste momento já se determina qual será o ramo que ficará para a produção na próxima safra.
A vantagem de se executar a pré-poda em um vinhedo é a economia de tempo no momento da poda, lá nos meses de julho e agosto, tendo em vista que uma boa parte dos ramos já estão sendo eliminados da parte aérea da vinha e esta prática também facilita a execução da amarração.... tudo para ganhar tempo no momento da poda.