Início da Maturação nos Vinhedos da Gallon Sucos - Gallon Sucos

Gallon Sucos

Notícias e Novidades

Início da Maturação nos Vinhedos da Gallon Sucos

17 de novembro de 2020

Hoje é dia 17 de novembro e nosso vinhedo da variedade Violeta está iniciando sua maturação.

A cultivar 'BRS Violeta', foi obtida a partir de cruzamento ‘BRS Rúbea’ x ‘IAC 1398-21’, realizado na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, é bem adaptada à região Sul do Brasil, sob condições de clima temperado e subtropical, e também ao clima tropical do Nordeste. De ciclo precoce, é uma alternativa para incrementar a qualidade e a competitividade do vinho de mesa e do suco de uva no Brasil.

Por ser uma variedade de ciclo precoce, contribui para antecipar o período de colheita, reduzindo a ociosidade da indústria e facilitando a oferta e valorização da matéria-prima de qualidade: produtividade de 30 toneladas por hectare e grau glucométrico de 21º Brix.

BRS Violeta é uma cultivar híbrida complexa que apresenta as características gerais das uvas labruscas, seja pela morfologia geral da planta, seja pelas características de sabor da uva. Apresenta vigor moderado e hábito de crescimento determinado. Adapta-se bem tanto no sul, sob condições de clima temperado e subtropical, como em regiões tropicais. É uma cultivar precoce, cujo ciclo desde o início de brotação até a colheita é de aproximadamente 150 dias em Bento Gonçalves, RS, cuja brotação ocorre na última semana de agosto e a colheita na última semana de janeiro. ‘BRS Violeta’ tem alta fertilidade, normalmente com dois cachos por broto, o que lhe dá elevada capacidade produtiva. Também é fértil nas brotações de gemas secundárias, entretanto, os cachos destas brotações, assim como daquelas oriundas das gemas basais do sarmento, são menores. Em condições normais de cultivo atinge 25 a 30 t/ha de uvas com 19° a 21°Brix, dependendo das condições climáticas de cada safra. A acidez do mosto é relativamente baixa, entre 50 e 60 meq/L e o pH situa-se entre 3,70 e 3,80. Produções maiores podem ser obtidas, porém, a qualidade pode ser prejudicada. Apresenta bom comportamento em relação às doenças fúngicas, em especial ao oídio (Uncinula necator), à antracnose (Elsinoe ampelina), à requeima (agente não identificado) e às podridões do cacho, porém, pode ser atacada pelo míldio (Plasmopara viticola), devendo ser protegida preventivamente para evitar possíveis perdas. O vinho e o suco elaborados com uvas da cultivar BRS Violeta apresentam intensa coloração violácea, sabor aframboezado característico e acidez relativamente baixa.

  1. Compartilhar
  2. Twittar