11 de agosto de 2016
Entre os dias 5 e 9 de junho no Hotel Vila Galé, na Lapa, no Rio de Janeiro aconteceu a Grande Prova Vinhos do Brasil, maior degustação às cegas (os degustadores não veem os vinhos que provam) do Brasil, que chega a sua 5ª edição, consagrada como a maior referência dos vinhos do Brasil disponíveis no mercado e com um corpo de jurados altamente qualificado.
Nesta edição de 2016 alcançou o espetacular número de mais de 850 vinhos inscritos para serem degustados durante quatro dias, organizados em 30 categorias, das quais saiu a classificação dos melhores vinhos do Brasil.
Este ano o trouxe algumas novidades, como a inédita categoria de Suco de Uva integral na qual a Gallon Sucos conquistou a medalha de Prata.
O júri foi composto por profissionais de vários estados e convidados internacionais, contando com grandes nomes como Michel Friou – França, enólogo chefe da vinícola Almaviva; Danio Braga – chef e sommelier, fundador da ABS Brasil; Sebastián Rodrigues – Chile, enólogo da Concha y Toro; Diego Arrrebola – Sommelier, atual bi-campeão brasileiro; Vladimir Veliz – Chile, CanaldelVino.TV; Gilberto Pedrucci – enólogo e presidente do Sindivinho; Marcio Oliveira – Jornalista de MG, responsável pelo site Vinotícias; Ed Arruda – Sommelier chefe do Copacabana Palace; Ricardo Farias – Presidente da ABS-Rio; Celio Alzer – Professor da ABS-Rio e consultor do supermercado Zona Sul; Deise Novakoski, jornalista e consultora em vinhos.
O resultado completo será conhecido no Anuário Vinhos do Brasil 2016, com lançamento previsto para agosto, no Rio de Janeiro, durante os jogos Olímpicos. “Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são uma vitrine privilegiada para a divulgação dos Vinhos do Brasil”, afirmou Sergio Queiroz.