09 de novembro de 2020
Saiba mais sobre a Floração das Uvas nos vinhedos da Gallon Sucos
Nos vinhedos da Gallon Sucos a floração das uvas ocorre normalmente dentro do mês de Outubro, variando alguns dias conforme o ciclo vegetativo de cada variedade.
Após a brotação, e com o crescimento dos ramos jovens, surgem, nos nós destes ramos entre 1 a 4 cachos de flores da videira dispostas à fertilização. A delicada e minúscula flor tem habitualmente órgãos masculinos (estames) e femininos (ovário). As pétalas da corola, unidas no topo, desprendem-se na base pouco tempo depois da formação, formando um capuz ou calyptra, que cai empurrada pelos estames. O pólen fica disponível para fertilizar os óvulos no ovário. Uma vez conseguida a fertilização, os óvulos formam as 'grainhas', e as paredes do ovário incham formando a polpa e a película do bago de uva. O tipo e o grau de fertilização dependem da variedade e do clima.
Nesta fase a chuva em excesso pode prejudicar o sucesso da fertilização, não só por baixar a temperatura ideal da fertilização (20 a 25ºC), como por arrastar consigo grande parte do pólen disponível. A polinização da flor nem sempre é seguida pela fertilização do óvulo. Quando tal acontece, surge a chamada 'bagoínha': o bago permanece pequeno e, embora possa atingir a maturidade, os cachos são frouxos e pouco produtivos. O 'desavinho' é outro fenômeno negativo que pode atingir a vinha nessa fase (em algumas castas mais do que noutras): deve-se à queda da flor ou dos frutos jovens antes ou depois da floração, causada por desequilíbrios vegetativos, doença ou aspectos climáticos.
Se tudo correr bem, cerca de 30% das flores iniciais são fertilizadas (este percentual pode variar de 0 a 60%) e o jovem fruto começa a crescer e a inchar guardando e assimilando clorofila e enriquecendo-se em ácidos. Ao mesmo tempo, fica exposto ao ataque de parasitas e fungos como a traça o Míldio e o Oídio. Algumas semanas depois, com mais ou menos metade do seu tamanho final, a baga para de crescer e é a vez dos 'engaços' se desenvolverem alguns dias antes do início da mudança de cor.
Dias ensolarados, com pouca chuva e com temperaturas médias (próximas de 20ºC) são a condição ideal para termos uma floração de sucesso e consequentemente uma safra com frutos abundantes.