09 de abril de 2016
O suco de uva contém mais calorias que o leite, uma certa analogia que pode ser levada mais longe; a composição do suco de uva mostra surpreendentes semelhanças com a do leite materno. É, pois, um alimento privilegiado para os períodos de "reconstrução" da fadiga, da anemia, da convalescença.
O açúcar do suco de uva é composto por glicose e frutose, é diretamente assimilável, não exige nenhum esforço aos órgãos digestivos, é por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.
Do ponto de vista terapêutico trata-se de um dos mais preciosos sucos. O suco de uva é estimulante das funções hepáticas, constituindo mesmo a base de remédiosfarmacêuticos para o fígado (esta função é desempenhada não apenas pelo suco, como também, pela uva e folhas de parreira).
Por ser alcalinizante (combate a acidez sanguínea), é indicado à pessoas intoxicadas pelo excesso do consumo de carne.
O suco de uva é um valioso estimulante digestivo pois acelera o metabolismo, eliminando de seu organismo o ácido úrico, causador da fadiga. Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, necessário para umfornecimento constante e prolongado de energia.
O tratamento com suco de uva é utilizado nas dietas de desintoxicação, pois:
- Melhora o estado da maior parte dos doentes;
- Regenera as células do fígado e dos rins;
- Purifica o sangue;
- A ação laxativa poderosa, mas suave da uva, limpa o intestino de suas fermentações putrefativas;
- É depurativo e renova o plasma do sangue.
A sua riqueza em vitaminas e sais minerais confere-lhe poder no combate a várias doenças, entre elas:
- Aperiente peitoral;
- Anti-escorbútica;
- Reumatismo;
- Gota;
- Artrite;
- Hipertensão;
- Prisão de ventre;
- Anemia;
- Hipercolesteroemia;
- Depressão;
- Eczema;
- Hepatite.
Além disso é diurética, tônica, reconstituinte, ativadora das funções intestinais, vitalizante, mineralizante, antiinflamatória, calmante e adstringente. Por seu alto teor em sais de ferro, o suco de uva é aconselhado no tratamento da anemia. Pelos inúmeros fermentos que contém, a uva favorece a mudança da flora bacteriana do intestino, sendo indicada nas perturbações grastrointestinais.
Beneficia todo o aparelho digestivo, combatendo a dispepsia, as flatulências, a atonia intestinal e as fermentações. Deve-se tomar vários copos ao dia para fins terapêuticos.
Alguns estudos indicam uma baixa incidência de câncer nas regiões da França onde a monodieta de uva é feita uma vez por ano.Em casos de câncer, obesidade e/ou desintoxicação recomenda-se a dieta de uvas ou sob a forma de suco de uva durante três dias: no primeiro dia consome-se 1 kilo de uvas ou suco de uva. As frutas devem estar bem maduras e isentas de produtos tóxicos. Pode-se aumentar a quantidade até 3 kilos por dia, distribuída em 6 a 8refeições ao dia. Esta dieta só poderá ser feita sob supervisão médica.
O suco de uva deve ser consumido isoladamente e não quando se consomem outros alimentos, para que se aproveitem todas as suas qualidades nutritivas. Sob o aspecto nutricional, os principais constituintes do suco de uva são: água, açúcares, ácidos orgânicos, sais minerais, vitaminas, substâncias nitrogenadas, compostos fenólicos e pectina.
Autor: Jéssica Machado (adaptação)
Fonte: FAURGS